Testemunho, Maria Alcina
Viajar no site do Dançar com o Coração leva-nos à descoberta de mundos novos e surpreendentes. Mundos que despertam a curiosidade e, por vezes, o medo, ao convidar-nos a entrar no corpo, esse lugar que transporta toda a nossa história e onde, de etapa em etapa, se vai desenhando e (re)definindo a identidade de cada um.
O método “Dançar com o Coração” é apresentado pelas suas criadoras, de uma forma clara, solidamente ancorada nas teorias do desenvolvimento e dos processos de vinculação, devolvendo ao corpo o seu papel de contentor e veículo da nossa existência. A Análise Bioenergética e a Dança Contemporânea dão as mãos, e orientam essa caminhada, num espaço seguro e de confiança, permitindo a cada um, mergulhar no submerso e invisível, experimentar, (re)descobrir e crescer.
Os textos e vídeos apresentados são reveladores, não só de sólidos conhecimentos teóricos, como também de uma larga experiência de trabalho corporal, individual e de grupo, dando suporte e credibilidade a este modelo de intervenção tão inovador. Um forte sentido estético atravessa todo o trabalho desenvolvido, presente desde a escolha criteriosa da música utilizada, aos locais onde acontecem os workshops, à luz e à imagem.
Muitos parabéns Maria Goretti e Ana Beatriz. É necessário e urgente que o Dançar com o Coração continue o seu trabalho de formação e intervenção numa sociedade, por vezes, tão fragmentada e desligada do que é essencial. E obrigada a todas as pessoas que têm vindo a desfrutar deste trabalho por partilharem momentos da vossa viagem, em vídeos e em depoimentos que nos tocam e nos acrescentam.
Maria Alcina, psicóloga e psicoterapeuta Certificada no Modelo da Análise Bioenergética