Respira-te
Esta iniciativa nasce de uma parceria entre o método Dançar com o Coração® – Processo Criativo de Integração Psicocorporal, e Patrícia Churro, guia certificada de Forest Therapy pela Association of Nature and Forest Therapy.
Respira-te é um programa de gestão de stress e de promoção do bem-estar físico e emocional, que surgiu no contexto da pandemia Covid-19 e se estende para outras situações de stress. Com uma abordagem integrada, o programa é desenhado criteriosamente, de acordo com as necessidades de cada grupo, tendo a duração mínima de três meses.
Serão proporcionadas vivências, através de uma abordagem psicocorporal, cujas dinâmicas têm impacto positivo no processo de autorregulação, em situação de stress. O trabalho desenvolvido permite resgatar o fluxo energético do corpo e, consequentemente, a clareza de foco e a fluidez de pensamento, aspetos cognitivos essenciais para a tomada de decisão no contexto atual.
Vivemos tempos de profunda transformação, em que a realidade se altera a uma velocidade nunca antes imaginada. Velocidade essa, tantas vezes inimiga do tempo de reflexão.
Em situação de stress, pode ocorrer uma de duas coisas: a criação de uma escalada de medo e agressividade; ou a procura de uma alternativa geradora de esperança, partilha e colaboração.
A chave para a construção dessa esperança reside em três elementos fundamentais: ligação ao nosso corpo físico e emocional, desenvolvimento da empatia na relação com o outro e religação à natureza.
Tomar consciência de si, aprender a gerir as próprias emoções e lidar com as emoções daqueles que nos rodeiam são aspetos-chave no atual contexto social. Saber gerir conflitos e comunicar de forma autêntica e equilibrada são competências determinantes na prevenção do burnout.
Este programa tem três eixos fundamentais:
Corpo e Mente Saudáveis
Relações Equilibradas
Natureza e Alimentação
Objetivos globais:
Gerir o stress, aumentar a capacidade de foco e tomada de decisão e promover o bem-estar físico e emocional.
Objetivos específicos:
Consciência corporal e emocional
Identificar sintomas e níveis de stress
Identificar as próprias necessidades
Sentir o corpo e escutar os seus sinais
Reaprender a respirar
Aprender a fazer uma leitura psicossomática dos sintomas físicos
Confrontar as crenças autolimitantes
Religar-se ao corpo
Agir e transformar no dia-a-dia
Libertar tensões físicas e emocionais
Encontrar o eixo corporal e definir o foco
Desenvolver a capacidade de comunicar emoções, pensamentos e intenções
Fortalecer as relações interpessoais como rede de suporte
Aprender a gerir conflitos
Potenciar a eficácia cognitiva e as tomadas de decisão
Prevenir o burnout
Fortalecer o Sistema Imunitário
Despertar os sentidos na conexão com a natureza
Despertar a criatividade
Promover a alegria e o prazer de viver
Desenvolver uma alimentação equilibrada
De que forma este programa pode aumentar a nossa qualidade de vida?
Saber respirar, só por si, revitaliza todos as funções corporais e aumenta o tempo interno de elaboração dos acontecimentos de vida. Ou seja, aumenta o tempo de tomada de decisão sobre os acontecimentos, saindo-se do registo de sobrevivência e entrando-se no campo da deliberação inteligente.
Por outro lado, a ampliação da inteligência corporal e emocional permite a cada um expressar-se de forma mais autêntica e criativa, com mais consciência de si e daquilo que o rodeia. Esta integração corpo-mente reduz o desgaste energético, aumenta a capacidade vibratória do corpo e desenvolve um sentimento de fluidez no quotidiano.
