Dançar com o Coração - Reencontro com a Essência

Texto de Dr. João Santiago

Dançar com o Coração é muito mais do que um exercício físico para melhorar a função músculo-esquelética e a função cardiorrespiratória. Tem muitos outros benefícios. Melhora a qualidade de vida, aumenta a saúde, em geral, e a harmonia orgânica. Amplia o bem-estar, as capacidades motoras e aumenta a energia vital. Promove a motivação, a alegria e o prazer de viver. Fortalece a autoimagem e a confiança em si mesmo.

Dançar com o Coração permite o desenvolvimento integrado da identidade e dos próprios potenciais. Estimula a comunicação e a expressão de sentimentos. Aumenta a consciência e a perceção de si, do outro, do espaço e do tempo. É um espaço protegido, propício ao autoconhecimento, que permite identificar desafios, superar dificuldades e alterar comportamentos.

Trata-se de um método que promove a exploração criativa e a autoexpressão pela arte. Promove a mudança e a descoberta de novos caminhos para a realização pessoal.

Baseado na escuta e num trabalho profundo sobre a construção do vínculo, Dançar com o Coração traz mais amorosidade às relações e o conhecimento de uma nova ecologia humana, facilitando ao indivíduo o reencontro com a sua espontaneidade e autenticidade. Cria um espaço vivencial afetivo, gerador de um forte sentimento de pertença. Promove uma nova forma de relação com a natureza e com a vida, baseada no amor.

É um mergulho no Self, na essência, sem limites de idade.

A vivência do Dançar com o Coração é responsável por inúmeros processos bioquímicos, pela produção e síntese de inúmeras hormonas, onde refiro apenas as mais importantes:

- Dopamina que reduz a ansiedade, melhora o ânimo, a energia vital e a motivação.

- Serotonina (hormona da felicidade) que aumenta o otimismo, a sensação de bem-estar e a capacidade de decisão.

- Melatonina que melhora a qualidade do sono e a função do pensamento.

- Noradrenalina que reduz o stress, melhora o foco e a função do pensamento.

- Oxitocina (hormona do amor) que proporciona sentimentos de amor, conexão e confiança.

- GABA que reduz a ansiedade e promove o relaxamento.

- Endorfina que reduz a dor, a depressão, aumentando a sensação de felicidade.

- GH (hormona do crescimento) que, na fase adulta, é responsável pela queima de massa gorda.

- Adrenalina que promove o aumento de energia e a diminuição de desgaste físico.

- Cortisol que é responsável pelo controlo do stress, de inflamações, do sistema imunitário, do açúcar no sangue (tanto nas hiper como nas hipoglicémias) e da pressão arterial.

Dançar com o Coração é uma prática clínica que promove o funcionamento dos sistemas neurovegetativo, endócrino e imunológico. Estende-se a pessoas sem qualquer patologia associada, bem como a grupos específicos, nomeadamente pessoas com distúrbios de ansiedade, depressão, stress, Parkinson, doenças oncológicas, fibromialgia, etc.

João Santiago - Médico naturopata (que reúne as especialidades de homeopatia, fitoterapia, acupunctura, quiropraxia), mestre em naturopatia, com mais de 20 anos de experiência. Iridologista e Investigador. Dentro da Medicina Alopática, tem a especialidade em neurologia – terapia da dor/dor neuropática.

 

 

 

 

Previous
Previous

Testemunho, Maria Abreu

Next
Next

Bolas coloridas