Método

Dancar_Coracao_16.jpg

Dançar com o Coração® é um método, simultaneamente terapêutico e de ensino-aprendizagem da dança, que integra o modelo psicoterapêutico da Análise Bioenergética com a Dança Contemporânea. Tem, como objetivos fundamentais, reprogramar o processo natural de desenvolvimento e facilitar a integração dos três canais de expressão da identidade – olhar, voz e movimento.

Todas as pessoas podem dançar.

 

Pretende criar oportunidades de transformação, trazendo para o movimento autêntico do adulto, a corporalidade associada a cada etapa de desenvolvimento. É, em si, um método de ensino - aprendizagem da dança, de cariz terapêutico, que conduz o aluno a movimentar-se e a expressar-se de forma orgânica e consciente.

Um corpo livre de bloqueios pode mover-se com graça e seguir o seu ritmo próprio. O que se passa a nível celular também se passa a níveis de organização mais complexos. O ritmo pulsátil das nossas células dita o ritmo da nossa vida e do nosso movimento.

A forma do nosso corpo obedece a padrões de desenvolvimento que respeitam, ou não, a sua verdadeira natureza. Os desvios no desenvolvimento, durante os primeiros anos de vida, introduzem desequilíbrios e assimetrias, impedindo a plena realização do nosso potencial corporal, emocional, intelectual e espiritual. E, quando resolvemos dançar, dançamos dentro de um padrão defensivo e rígido, construindo formas e movimentos que não refletem o brilho da nossa verdadeira essência.

Dançar com o Coração® parte do princípio de que a nossa anatomofisiologia tem uma integridade pulsátil e de que toda a gente pode dançar. Convida-nos a mergulhar no processo de descoberta da nossa essência, de modo a que possamos criar uma dança sincera e genuína que traduza o que sentimos, o que somos em cada momento e o que podemos vir a ser. 

O modelo psicoterapêutico da Análise Bioenergética, aliado às várias técnicas e métodos utilizados na Dança Contemporânea, permitirá, por um lado, desbloquear as tensões físicas e psíquicas que inibem a verdadeira manifestação da nossa identidade e, por outro, resgatar a expressão do nosso potencial vital e criativo, através do reencontro com o nosso movimento autêntico.

A Análise Bioenergética é um modelo psicoterapêutico, criado por Alexander Lowen, em 1956, cujos princípios fundamentais se encontram largamente apoiadas na conceção psicossomática de Reich.

Consiste no estudo da personalidade humana, a partir dos processos energéticos do corpo. A partir do desbloqueio das tensões musculares crónicas, em situação terapêutica relacional, conduz o indivíduo a contactar as verdadeiras emoções, a compreender as suas tensões musculares em termos de conflitos intrapsíquicos e a conquistar a capacidade vibratória do corpo, característica da alegria essencial. A A.B, nas suas vertentes de trabalho corporal e análise, permite uma ampliação da consciência dos fenómenos psíquicos mais profundos, produzindo insight e mudança.

Na Dança

Contemporânea, elegemos a técnica de Contacto e Improvisação, criada por Steve Paxton, em 1972, o método Body-Mind-Centering, desenvolvido por Bonnie Bainbridge Cohen e o movimento de improvisação expressiva, Authentic Movement, criado por Mary Starks Whitehouse.

Trabalhamos também sobre as bases técnicas de Merce Cunningham, Katherine Dunham (integração do movimento afrocaribenho nas técnicas de Dança Moderna), David Zambrano (técnicas de Flying Low e Passing Through) e Myrna Renaud (trabalho de colocação musculoesquelética Cuestion7, movimento afrocaribenho, trabalho de voz-corpo baseado no método La Voz que Sana).

Dançar com o Coração é um método criado, em 2015, por Ana Beatriz Degues, bailarina contemporânea, e Maria Goretti Coelho, psicoterapeuta corporal, ambas residentes em Lisboa, Portugal.

Dirige-se a artistas, terapeutas e a todas as pessoas que gostam de dançar e desejam aumentar a consciência de si e transcender o aprender formal de um estilo de dança, para irem ao encontro do seu ritmo original e do seu movimento autêntico.