Sessões Regulares

Cada sessão é estruturada tendo como referência os objetivos do Método e a etapa de desenvolvimento psicológico que estamos a trabalhar. Adaptamos cada sessão ao processo de aprendizagem de cada indivíduo, dando tempo e espaço à transformação individual.

Damos uma profunda atenção à dinâmica do grupo e à relação. É na relação que tudo se desenrola, incluindo o processo de autonomia e a estruturação da identidade. Como tal, não damos sessões avulso. O nosso trabalho envolve um compromisso de cada um consigo mesmo e de cada um com o grupo. A frequência irregular interfere na motivação e no processo de transformação pessoal e de criação artística.

Dançar com o Coração é um espaço de crescimento, de construção da diferença, de exploração de múltiplas facetas e recursos pessoais, de introdução de uma tónica de amor e de rigor à arte que é a Dança. Parte-se do processo de desenvolvimento psicológico e percorre-se os caminhos da história pessoal, recuperando a corporalidade inata, traduzida pelo movimento contemporâneo.

Estrutura das Sessões Regulares

As sessões regulares fazem parte de um processo de aprofundamento psicoterapêutico e artístico, estruturado em três anos letivos.

1º/2º anos

  • Setembro a julho / sessões semanais, com a duração de duas horas.

Aprofundamento psicocorporal das temáticas relativas à 1ª e 2a etapas de desenvolvimento psicológico, e sua integração nos processos de vida de cada indivíduo. A dança acompanha a corporalidade adquirida em cada uma das etapas. Possibilidade de apresentação de uma performance artística.

3º ano

Aprofundamento psicocorporal das temáticas relativas à 3ª etapa de desenvolvimento psicológico. A aprendizagem da autonomia e o enfoque na relação são os temas principais desta etapa e, como tal, adotamos uma metodologia que respeita esse movimento. Do ponto de vista da técnica de dança e improvisação, há um ganho em termos de complexidade artística.  

  • Setembro a dezembro / sessões semanais, com a duração de duas horas.

  • Janeiro a março / um workshop intensivo por mês.

  • Abril e maio / sessões semanais, com a duração de duas horas.

Nesta fase do processo, abril e maio, regressamos ao espaço protegido psicoterapêutico, para integração das experiências anteriores. Aqui, é possível a regressão a etapas anteriores de desenvolvimento e a histórias individuais que necessitam de plena atenção. É a nutrição necessária para que o caminho de autonomia se faça em segurança e com alegria.

  • Junho / residência artística, no formato de um laboratório intensivo.

BODIES IN (E)MOTION LAB:  Imersão no método Dançar com o Coração, onde o processo de autonomia culmina na criação de uma performance artística partilhada com a comunidade. A Dança e a Psicoterapia são desenvolvidas no contexto de um futuro emergente, onde a solidariedade, a responsabilidade e a consciência de pertencermos a um todo são a base da construção de uma sociedade mais justa.

  • Julho / sessões semanais, com a duração de duas horas.

Integração de todo o processo.